quinta-feira, 9 de maio de 2013

Curta + Morte + Lynn + Nietzsche

Mesmo que tenhamos finalizado o ciclo de transição, venho aqui apresentar um curta-metragem que amo de paixão: "A Senhora e A Morte" narra a vida solitária de uma velhinha que vive num rancho recordando de seu grande amor, seu marido ao som de Vera Lynn - "We'll meet again" (http://www.youtube.com/watch?v=cHcunREYzNY). A primeira vez que o vi, morria de rir, porque automaticamente recordava de outro filme que usa a mesma música com a mesma intérprete, porem em contextos diferentes (Dr. Fantásticohttp://www.youtube.com/watch?v=L2VN0TpIOPI). 

Tão lindo, tão triste o curta, gente. Ao anoitecer ela recebe uma visita e ao invés de triste está, alegra-se, pois irá de encontro com seu amor. Magicamente não sei como, porque ela mora em um lugar visivelmente isolado, ela aparece em uma maca, ela agora está no hospital entre a vida e a morte. Porem tem algo que ninguém sabe além dela, o caminho que ela decidiu seguir e é nesse contexto que entra Nietzsche. Segundo o filósofo alemão, "há um direito segundo o qual podemos tirar a vida de um homem, mas nenhum direito que nos permita lhe tirar a morte: isso é pura crueldade". E nesse embate cruel em busca de seu direito ela luta corajosamente para alcançar aquilo que mais deseja.

Assistam, vocês irão amar!!!



Curta aqui: http://www.youtube.com/watch?v=8DUWbol4Mks

2 comentários:

  1. Adorei o curta!!! Muito mesmooo...

    ResponderExcluir
  2. Interessante que o médico bonitão-sorrisocolgate é a personificação desse medo que a morte inspira cada vez mais em nossa cultura doentiamente obcecada pela eterna juventude. A beleza do reencontro acaba interrompida pelo patético da vaidade e da manutenção de uma sobrevida que é mais alento para os medrosos que desejo dos que se avizinham do fim. Concordo com Nietzsche. A minha pergunta que não se cala é se a morte impede sensações. Pelo curta, não.

    ResponderExcluir