terça-feira, 2 de outubro de 2012

Fiquei curiosa sobre a teoria de Carl Rogers que o colega citou. Fui atrás e olha que trecho interessante. Tem tudo a ver com o nosso debate sobre o filme Juno.

“Por aprendizagem significativa entendo uma aprendizagem que é mais do que uma acumulação de fatos. É uma prendizagem que provoca uma modificação, quer seja no comportamento do indivíduo, na orientação futura que escolhe ou nas suas atitudes e personalidade. É uma aprendizagem penetrante, que não se limita a um aumento de conhecimentos, mas que penetra profundamente todas as parcelas da sua existência”. Rogers, in Tornar-se Pessoa, 1988, Editora Martins Fontes. 

2 comentários:

  1. Este livro é um dos melhores de Carl Rogers. Ele menciona sobre deixar a pessoa ser ela mesma sem querermos modifica-la ele compara as pessoas ao pôr-do-sol que é tão belo e pela sua natureza não pode ser modificado. Cita que não podemos dizer ao por-do-sol: Coloque um pouco mais de amarelo a direita ou a esquerda, um púrpura aqui ou ali... Ele por ser natural é lindo!!! A menos que você esteja pintando um quadro daí a visão de um artista... enfim aceitar as pessoas e ao mesmo tempo dar condições de reflexão se desejam mudar a escolha ou não é pessoal... Sucesso!!! Hamilton

    ResponderExcluir
  2. excelente contribuição da colega, muito obrigada: vou utilizar essa referência teórica no meu projeto. Abraços a todos!

    ResponderExcluir