domingo, 2 de dezembro de 2012

Inclusão e Vida

A cor do Paraíso - Filme emocionante sobre a trajetória de um menino cego, que sofre a discriminação em  sua própria família e vive as dificuldades do dia-a-dia em um vilarejo da área rural próximo a Teherã. Produção iraniana elogiada pela crítica que mostra que o preconceito é comum em diversas culturas.

Este filme será o elemento central para o projeto Inclusão e Vida em desenvolvimento em Sobradinho-DF, propondo uma reflexão sobre o processo de inclusão nas escolas públicas.
responsável: José Marcos (zemarco.com@gmail.com)





SINOPSE
A Cor do Paraíso narra a comovente história de Mohammad, um menino cego que mora numa escola para deficientes. Com a chegada das férias, ele espera passar algum tempo com as irmãs, a avó e o pai no vilarejo onde mora a família. Viúvo, o pai encontra-se com dois problemas em relação ao filho: não tem mais condições de mantê-lo na escola especial, e pretende se casar novamente e o menino deficiente é como um obstáculo para isso. Por isso, não quer que ele passe as férias em casa, mas junto a um marceneiro cego que pode tomar o menino como aprendiz. O filme gira em torno desta delicada relação entre pai e filho, dos laços de família e da sensibilidade do menino cego. Mohammad é um garoto muito vivo,  que tem uma enorme sensibilidade. Seu jeito simples de "ver o mundo" é uma lição de vida.

FICHA TÉCNICA
Diretor: Majid Majidii
Elenco: Mohsen Ramezani, Hossein Mahjoub, Salime Feizi, Elham Sharifi, Farahnaz Safari.
Produção: Mehdi Karimi
Roteiro: Majid Majidi
Fotografia: Mohammad Davudi
Trilha Sonora: Keivan Jahanshahi
Duração: 90 min.
Ano: 1999
País: Irã
Gênero: Drama
Cor: Colorido
Distribuidora: Não definida



Crítica em: http://cinema.uol.com.br/resenha/a-cor-do-paraiso-1999.jhtm

Nenhum comentário:

Postar um comentário