quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Projeto Pinocchio - 2008

Link para assistirem o filme Pinnochio-2008



Aluna: Cláudia Inêz Batista Silva

Sugestão de Filme
Foram grandes as expectativas na escolha do filme, sugestões não faltam quando se quer tratar de valores, esse tema foi o escolhido por achar que a história do Pinóquio apresentava algumas dramáticas que confundem com a realidade de algumas crianças do CAIC do Areal.  

Filme escolhido


Título Original: Pinocchio

Elenco: Bob Hoskins / Robbie Kay / Violante Placido / Luciana Littizzetto

Diretor: Alberto Sironi

Origem: Itália/2008

Classificação: Livre



Sinopse:

O pobre, bondoso e solitário carpinteiro Gepetto esculpe um boneco e o chama de pinóquio. Para sua alegria, a Fada Azul dá vida ao menino de madeira e transforma a vida do bom velho. Cabe a um grilo falante orientar Pinóquio a viver os valores que seu pai ensina, mas mesmo assim o garoto de coração de madeira insiste em mentir e se meter em confusões.


Duração do Projeto: 5 horas

Objetivo Geral:
Contribuir com a formação moral das crianças, envolver regras e preceitos o que se deve e o que não se deve fazer no convívio com o outro. Envolver a prática dos bons hábitos. Além de preceitos, bons exemplos e hábitos, também há a necessidade de se promover aquisição por parte das crianças do que podemos chamar cultura moral. O filme apresentado irá ajuda-los a reconhecer os bons valores como eles são na prática, e de que forma devem ser observados. Ajudar as crianças a reunir em primeiro apanhado de exemplos que ilustrem a concepção do que é errado do que é bom e do que é ruim.


Metodologia:
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com os alunos.
Oferecer ao aluno oportunidade para conhecer e apreciar um dos clássicos da literatura infantil admirados por crianças, jovens e adultos através de vários meios de comunicação, proporcionando momentos de reflexão sobre valores morais e éticos de forma contextualizada, bem como a compreensão da importância da cultura para seu crescimento, enriquecimento pessoal e social.
Questionamento informal:
É importante sempre dizer a verdade?
Qual o papel do Grilo Falante na história?
Vocês já ouviram o ditado “A mentira tem pernas curtas?” O que isso quer dizer?
Já imaginaram o que aconteceria se todas as vezes que mentíssemos o nosso nariz crescesse?
Registrar em sala de aula o que descobriu sobre a história.
Cada aluno deverá construir um boneco com formas geométricas e pintar em diversas cores e em seguida serão expostos na sala de aula.

Resultados Esperados:
A curiosidade, o despertar nas crianças a incerteza se falo mentira, falei mentira pra minha mãe, minha família, sou honesto; o questionamento: se errei, vou procurar não errar mais. É gostoso vê o entusiasmo das crianças confeccionado seus bonecos, cada um caprichando mais para ficar melhor na exposição. O resultado foi bom, o tempo que se torna pouco, quando se tem um tema com grande complexidade que pode ser trabalhado em vários contextos nas diversas disciplinas. O filme é riquíssimo e foi pouco explorado por falta de tempo mesmo. Eu indico sim, a História do Pinóquio em filme e literatura, e que seja trabalhado logo no inicio do ano letivo. Será mais aproveitado.

Conclusão:
As histórias infantis sempre fizeram parte da proposta didática da escola CAIC, por desempenhar um papel importante no processo de aprendizagem dos alunos. O trabalho com histórias é uma atividade que permite o contato com textos escritos por outros. Quando o conteúdo faz parte do imaginário da criança, constitui-se num instrumento importante para compreensão de um dos papéis da escrita, que é a interpretação da vida através da literatura, dos filmes.
Como mostrou Bettelheim em “Psicanális dos Contos de Fadas” as histórias, por seu conteúdo metafórico, podem proporcionar a elaboração de problemáticas inconscientes nas crianças.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário