Aluna:
Cláudia Inêz Batista Silva
Sugestão
de Filme
Foram grandes as
expectativas na escolha do filme, sugestões não faltam quando se quer tratar de
valores, esse tema foi o escolhido por achar que a história do Pinóquio
apresentava algumas dramáticas que confundem com a realidade de algumas
crianças do CAIC do Areal.
Filme escolhido
Título Original: Pinocchio
Elenco: Bob Hoskins / Robbie Kay / Violante Placido / Luciana Littizzetto
Diretor: Alberto Sironi
Origem: Itália/2008
Classificação: Livre
Elenco: Bob Hoskins / Robbie Kay / Violante Placido / Luciana Littizzetto
Diretor: Alberto Sironi
Origem: Itália/2008
Classificação: Livre
Sinopse:
O pobre, bondoso e solitário carpinteiro Gepetto esculpe um boneco e o chama de pinóquio. Para sua alegria, a Fada Azul dá vida ao menino de madeira e transforma a vida do bom velho. Cabe a um grilo falante orientar Pinóquio a viver os valores que seu pai ensina, mas mesmo assim o garoto de coração de madeira insiste em mentir e se meter em confusões.
Duração
do Projeto: 5 horas
Objetivo
Geral:
Contribuir com a formação
moral das crianças, envolver regras e preceitos o que se deve e o que não se
deve fazer no convívio com o outro. Envolver a prática dos bons hábitos. Além
de preceitos, bons exemplos e hábitos, também há a necessidade de se promover
aquisição por parte das crianças do que podemos chamar cultura moral. O filme
apresentado irá ajuda-los a reconhecer os bons valores como eles são na
prática, e de que forma devem ser observados. Ajudar as crianças a reunir em
primeiro apanhado de exemplos que ilustrem a concepção do que é errado do que é
bom e do que é ruim.
Metodologia:
Conhecimentos prévios
trabalhados pelo professor com os alunos.
Oferecer ao aluno
oportunidade para conhecer e apreciar um dos clássicos da literatura infantil
admirados por crianças, jovens e adultos através de vários meios de
comunicação, proporcionando momentos de reflexão sobre valores morais e éticos
de forma contextualizada, bem como a compreensão da importância da cultura para
seu crescimento, enriquecimento pessoal e social.
Questionamento informal:
É importante sempre dizer a
verdade?
Qual o papel do Grilo
Falante na história?
Vocês já ouviram o ditado “A
mentira tem pernas curtas?” O que isso quer dizer?
Já imaginaram o que
aconteceria se todas as vezes que mentíssemos o nosso nariz crescesse?
Registrar em sala de aula o
que descobriu sobre a história.
Cada aluno deverá construir
um boneco com formas geométricas e pintar em diversas cores e em seguida serão
expostos na sala de aula.
Resultados
Esperados:
A curiosidade, o despertar
nas crianças a incerteza se falo mentira, falei mentira pra minha mãe, minha
família, sou honesto; o questionamento: se errei, vou procurar não errar mais.
É gostoso vê o entusiasmo das crianças confeccionado seus bonecos, cada um
caprichando mais para ficar melhor na exposição. O resultado foi bom, o tempo
que se torna pouco, quando se tem um tema com grande complexidade que pode ser
trabalhado em vários contextos nas diversas disciplinas. O filme é riquíssimo e
foi pouco explorado por falta de tempo mesmo. Eu indico sim, a História do Pinóquio
em filme e literatura, e que seja trabalhado logo no inicio do ano letivo. Será
mais aproveitado.
Conclusão:
As histórias infantis sempre
fizeram parte da proposta didática da escola CAIC, por desempenhar um papel
importante no processo de aprendizagem dos alunos. O trabalho com histórias é
uma atividade que permite o contato com textos escritos por outros. Quando o
conteúdo faz parte do imaginário da criança, constitui-se num instrumento
importante para compreensão de um dos papéis da escrita, que é a interpretação
da vida através da literatura, dos filmes.
Como mostrou Bettelheim em
“Psicanális dos Contos de Fadas” as histórias, por seu conteúdo metafórico,
podem proporcionar a elaboração de problemáticas inconscientes nas crianças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário