quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Projeto O homem do futuro





Aluno: Ademar Carvalho Gomes

Cinema como ferramenta pedagógica

Ao apresentar um cronograma metodológico de ensino, quer seja para um aluno iniciando o processo de alfabetização ou para um de mestrado, o que se espera, é que a capacidade de reflexão seja um exercício contínuo do conhecimento e do saber.
Utilizar o cinema como uma ferramenta pedagógica, é mais um desafio aos educadores com o intuito de quebrar os paradigmas de que a educação escolar é feita apenas dentro de uma sala de aula, através de livros e anotações em cadernos.
A evolução tecnológica na era contemporânea  abre um caminho em que o conhecimento ultrapassa o método convencional de ensino, exigindo um redirecionamento das linhas de aprendizagem,  trazendo uma linguagem inovadora e enriquecida culturalmente, desde que seja bem elabora e tenha profissionais capacitados para lidar com  os desafios propostos pelas mesmas.
Utilizando o cinema como ferramenta pedagógica, o que se objetiva é que o receptor desse meio cultural, que atualmente tem a sua difusão como mero objeto de lazer, perca esse estigma e passe a ter um estímulo à percepção e um olhar social gerando uma reflexão das inúmeras abordagens trabalhadas em uma película.
 Seguindo essa nova metodologia de ensino, segue abaixo projeto-aula utilizando o cinema como ferramenta:

Projeto/ filme: O Homem do Futuro
Duração do projeto: 06 horas-aula
Foco: Alunos do ensino médio

Objetivo geral:
Despertar dentro do processo de aprendizagem de cada aluno o gosto pela pesquisa através da reflexão e do pensamento imaginário.

 Objetivos Específicos:
1.     Despertar neles o interesse em pesquisas de contextos históricos.

2.     Motivar através do pensamento imaginário, possíveis atos e consequências que podem ser gerados após um acontecimento, quer seja histórico ou da atualidade.

3.     Exercitar o pensamento imaginário do aluno para que o mesmo procure compreender e ser compreendido no contexto social ao qual ele vive.

 Metodologia:

1.      Antes da exibição do filme, trazer para discussão em aula, o imaginário dos alunos referente a algo que eles gostariam que tivesse acontecido em suas vidas, podendo esse registro ser expresso em fotos, vídeos ou escritos;
2.      Utilizar o depoimento de alguns alunos, com a intenção de formalizar um debate diante dos fatos apresentados que forem relevantes ao comportamento social;

3.       Exibir o filme O Homem do Futuro;

4.      Apresentar uma nova reflexão sobre a perspectiva de futuro da comunidade em que vivem, alinhando o conceito à melhoria da qualidade de vida dos mesmos;
5.      Orientar os alunos a uma linha de pesquisa sobre os problemas que afetam a comunidade em geral.
6.      Finalizar com uma apresentação do suposto problema e soluções, (turma dividida em grupos de pesquisa)
7.      Podem-se aplicar nesse contexto as discussões com o foco no questionamento: O que sou?/ Quem sou? / O que serei?

Resultados esperados:

Que o aluno busque soluções inovadoras e conscientes quanto ao seu futuro e da comunidade em que vive.

Aplicação:
 Devido contratempos para aplicação em sala de aula, levando em consideração que não exerço a função de educador, e, portanto necessitaria de uma previa autorização do colégio escolhido, o trabalho aqui apresentado teve como foco de pesquisa e critério de avaliação familiares e amigos como co-recptores  de uma suposta aula.
Dificuldades apresentadas:
        Vivemos em uma cultura que sofre mudanças constantemente, que somente são perceptíveis quando paramos para direcionar os nossos objetivos. O conceito “família comercial margarina” somente existe para vender e criar necessidades de consumo. A família cobra que seus membros tenham um processo educacional complacente e condizente com as cobranças sociais, mas, quando são convocadas a participar do mesmo, evitam como se fossem sofrer algum constrangimento. Ou seja, trazer esse projeto para o seu convívio fora de grupos específicos de ensino e aprendizagem, torna-se um grande desafio a ser conquistado.
Em alguns casos a mesma tecnologia que pode proporcionar o aprendizado sob a ótica reflexiva do que realmente é condizente se debater, deixa que se impere o conceito da alienação e da absorção de idéias já construídas e que promovem a sensação de simplicidade, de idéias meramente fictícias.                       
Desconstruir idéias com o intuito de aprendizagem no conceito de amigos e familiares é meramente papel de instituições educacionais e cabe na visão de familiares e amigos, a idéia de que o cinema continua tendo uma mera relação de lazer.
Resultados:
O filme foi exibido e todos assistiram categoricamente na integra, mas o momento de discussão os temas que envolvem o contexto semiótico trouxe a dispersão das cinco pessoas presentes. O Maximo de resultado obtido foi a critica meramente alusiva de que a película traz os moldes culturais de outras películas produzidas em outros países.
Tentei aprofundar nas varias temáticas que o filme proporciona, mas não obtive êxito no debate.



Conclusão:
Por não ser um profissional de educação com formação em outra especialidade, encaro esse resultado como um desafio, para que as próximas discussões que forem possíveis de apresentação, quer seja no meio família, ou em grupos sociais de lazer e trabalho tenha uma melhor elaboração didática, afinal o processo pedagógico usando o cinema como ferramenta  trouxe um linha de raciocínio que merece ser trabalhada mesmo encontrando dificuldades em seu caminho.







                                             Ademar Carvalho Gomes
       2012

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