Aluno:
Ademar Carvalho Gomes
Cinema como ferramenta pedagógica
Ao apresentar um cronograma metodológico de ensino,
quer seja para um aluno iniciando o processo de alfabetização ou para um de
mestrado, o que se espera, é que a capacidade de reflexão seja um exercício
contínuo do conhecimento e do saber.
Utilizar o cinema como uma ferramenta pedagógica, é
mais um desafio aos educadores com o intuito de quebrar os paradigmas de que a
educação escolar é feita apenas dentro de uma sala de aula, através de livros e
anotações em cadernos.
A evolução tecnológica na era contemporânea abre um caminho em que o conhecimento
ultrapassa o método convencional de ensino, exigindo um redirecionamento das
linhas de aprendizagem, trazendo uma
linguagem inovadora e enriquecida culturalmente, desde que seja bem elabora e
tenha profissionais capacitados para lidar com
os desafios propostos pelas mesmas.
Utilizando o cinema como ferramenta pedagógica, o
que se objetiva é que o receptor desse meio cultural, que atualmente tem a sua
difusão como mero objeto de lazer, perca esse estigma e passe a ter um estímulo
à percepção e um olhar social gerando uma reflexão das inúmeras abordagens
trabalhadas em uma película.
Seguindo
essa nova metodologia de ensino, segue abaixo projeto-aula utilizando o cinema
como ferramenta:
Projeto/ filme: O Homem do Futuro
Duração do projeto: 06 horas-aula
Foco: Alunos do ensino médio
Objetivo
geral:
Despertar
dentro do processo de aprendizagem de cada aluno o gosto pela pesquisa através
da reflexão e do pensamento imaginário.
Objetivos Específicos:
1. Despertar neles o interesse em pesquisas de
contextos históricos.
2. Motivar através do pensamento imaginário, possíveis
atos e consequências que podem ser gerados após um acontecimento, quer seja
histórico ou da atualidade.
3. Exercitar o pensamento imaginário do aluno para que
o mesmo procure compreender e ser compreendido no contexto social ao qual ele
vive.
Metodologia:
1. Antes da
exibição do filme, trazer para discussão em aula, o imaginário dos alunos
referente a algo que eles gostariam que tivesse acontecido em suas vidas,
podendo esse registro ser expresso em fotos, vídeos ou escritos;
2. Utilizar o
depoimento de alguns alunos, com a intenção de formalizar um debate diante dos
fatos apresentados que forem relevantes ao comportamento social;
3. Exibir
o filme O Homem do Futuro;
4. Apresentar
uma nova reflexão sobre a perspectiva de futuro da comunidade em que vivem,
alinhando o conceito à melhoria da qualidade de vida dos mesmos;
5. Orientar os
alunos a uma linha de pesquisa sobre os problemas que afetam a comunidade em
geral.
6. Finalizar com
uma apresentação do suposto problema e soluções, (turma dividida em grupos de
pesquisa)
7. Podem-se
aplicar nesse contexto as discussões com o foco no questionamento: O que sou?/ Quem
sou? / O que serei?
Resultados
esperados:
Que o aluno busque soluções inovadoras e
conscientes quanto ao seu futuro e da comunidade em que vive.
Aplicação:
Devido contratempos para aplicação
em sala de aula, levando em consideração que não exerço a função de educador,
e, portanto necessitaria de uma previa autorização do colégio escolhido, o
trabalho aqui apresentado teve como foco de pesquisa e critério de avaliação
familiares e amigos como co-recptores de
uma suposta aula.
Dificuldades apresentadas:
Vivemos em uma cultura que sofre
mudanças constantemente, que somente são perceptíveis quando paramos para
direcionar os nossos objetivos. O conceito “família comercial margarina” somente
existe para vender e criar necessidades de consumo. A família cobra que seus
membros tenham um processo educacional complacente e condizente com as
cobranças sociais, mas, quando são convocadas a participar do mesmo, evitam
como se fossem sofrer algum constrangimento. Ou seja, trazer esse projeto para
o seu convívio fora de grupos específicos de ensino e aprendizagem, torna-se um
grande desafio a ser conquistado.
Em alguns casos
a mesma tecnologia que pode proporcionar o aprendizado sob a ótica reflexiva do
que realmente é condizente se debater, deixa que se impere o conceito da
alienação e da absorção de idéias já construídas e que promovem a sensação de
simplicidade, de idéias meramente fictícias.
Desconstruir idéias com o intuito de aprendizagem no conceito de amigos
e familiares é meramente papel de instituições educacionais e cabe na visão de
familiares e amigos, a idéia de que o cinema continua tendo uma mera relação de
lazer.
Resultados:
O filme foi exibido e todos assistiram categoricamente na integra, mas o
momento de discussão os temas que envolvem o contexto semiótico trouxe a
dispersão das cinco pessoas presentes. O Maximo de resultado obtido foi a
critica meramente alusiva de que a película traz os moldes culturais de outras
películas produzidas em outros países.
Tentei aprofundar nas varias temáticas que o filme proporciona, mas não
obtive êxito no debate.
Conclusão:
Por não ser um profissional de educação com formação em outra
especialidade, encaro esse resultado como um desafio, para que as próximas
discussões que forem possíveis de apresentação, quer seja no meio família, ou
em grupos sociais de lazer e trabalho tenha uma melhor elaboração didática,
afinal o processo pedagógico usando o cinema como ferramenta trouxe um linha de raciocínio que merece ser
trabalhada mesmo encontrando dificuldades em seu caminho.
Ademar Carvalho Gomes
2012
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