terça-feira, 6 de novembro de 2012

plano de aula Ademar Carvalho Gomes

Estou publicando o esboço de meu plano de aula para que seja feita a adequação correta do mesmo. conto com a colaboração de todos!


Cinema como ferramenta pedagógica


Projeto/ filme: O Homem do Futuro/ Eu robô /A.I.
Duração do projeto: 06 horas-aula

Objetivo geral:
Despertar dentro do processo de aprendizagem de cada aluno o gosto pela pesquisa através da reflexão e do pensamento imaginário.
 
 Objetivos Específicos:
  1. Despertar neles o interesse em pesquisas de contextos históricos.

  1. Motivar através do pensamento imaginário, possíveis atos e conseqüências que pode ser gerados após um acontecimento, quer seja histórico ou da atualidade.

  1. Estimular alunos à produção de textos literários, poéticos, contos e dissertações.

  1. Exercitar o pensamento imaginário do aluno Para que o mesmo procure compreender e ser compreendido no contexto social ao qual ele vive.

 Metodologia:

1.      Antes da exibição do filme, trazer para discussão em aula, o imaginário dos alunos referente a algo que eles gostariam que tivesse acontecido em suas vidas, podendo esse registro ser expresso em fotos, vídeos ou escritos;
2.      Utilizar o depoimento de alguns alunos, com a intenção de formalizar um debate diante dos fatos apresentados que forem relevantes ao comportamento social;
3.       Exibir o filme O Homem do Futuro;
4.      Apresentar uma nova reflexão sobre a perspectiva de futuro da comunidade em que vivem, alinhando o conceito à melhoria da qualidade de vida dos mesmos;
5.      Orientar os alunos a uma linha de pesquisa sobre os problemas que afetam a comunidade em geral.
6.      Finalizar com uma apresentação do suposto problema e soluções, (turma dividida em grupos de pesquisa)
7.      Podem-se aplicar nesse contexto as discussões com o foco no questionamento: o que sou?/ quem sou? / o que serei?

Resultados esperados:

Que o aluno busque soluções inovadoras e conscientes quanto ao seu futuro e o futuro da comunidade em que vive.

Um comentário:

  1. Gostei da sua abordagem de buscar o presente pelo desejo e intervenção para o futuro. Ótimo o estabelecimento de linhas de pesquisa. Já pensou se, posteriormente, isso se transforme em projetos de aplicação prática? Vale a pena ao menos ambicionar, né?

    ResponderExcluir