Cinema como ferramenta pedagógica
Projeto/ filme: O Homem do Futuro/ Eu robô /A.I.
Duração do projeto:
06 horas-aula
Objetivo geral:
Despertar dentro do processo de aprendizagem de cada aluno o
gosto pela pesquisa através da reflexão e do pensamento imaginário.
Objetivos Específicos:
- Despertar neles o interesse em pesquisas de contextos históricos.
- Motivar através do pensamento imaginário, possíveis atos e conseqüências que pode ser gerados após um acontecimento, quer seja histórico ou da atualidade.
- Estimular alunos à produção de textos literários, poéticos, contos e dissertações.
- Exercitar o pensamento imaginário do aluno Para que o mesmo procure compreender e ser compreendido no contexto social ao qual ele vive.
Metodologia:
1.
Antes da exibição do filme, trazer para discussão em
aula, o imaginário dos alunos referente a algo que eles gostariam que tivesse
acontecido em suas vidas, podendo esse registro ser expresso em fotos, vídeos
ou escritos;
2.
Utilizar o depoimento de alguns alunos, com a intenção
de formalizar um debate diante dos fatos apresentados que forem relevantes ao
comportamento social;
3.
Exibir o filme O Homem do Futuro;
4.
Apresentar uma nova reflexão sobre a perspectiva de
futuro da comunidade em que vivem, alinhando o conceito à melhoria da qualidade
de vida dos mesmos;
5.
Orientar os alunos a uma linha de pesquisa sobre os
problemas que afetam a comunidade em geral.
6.
Finalizar com uma apresentação do suposto problema e soluções,
(turma dividida em grupos de pesquisa)
7.
Podem-se aplicar nesse contexto as discussões com o
foco no questionamento: o que sou?/ quem sou? / o que serei?
Resultados
esperados:
Que o aluno
busque soluções inovadoras e conscientes quanto ao seu futuro e o futuro da
comunidade em que vive.
Gostei da sua abordagem de buscar o presente pelo desejo e intervenção para o futuro. Ótimo o estabelecimento de linhas de pesquisa. Já pensou se, posteriormente, isso se transforme em projetos de aplicação prática? Vale a pena ao menos ambicionar, né?
ResponderExcluir